SAIR
 
AXNews
Newsletter Aluísio Xavier
 
   
Correio Braziliense - DF - 07/02/2011 | VAREJO
Páscoa deve abrir 70 mil vagas no país Lojas
AUMENTAR A LETRA DIMINUIR A LETRA
Quem está em busca de um emprego encontra na Páscoa uma das três melhores datas para conquistar uma vaga temporária. Dois meses antes da comemoração, o varejo já se prepara para atender ao crescimento estimado de 10% nas vendas de chocolates. As fábricas praticamente encerraram as contratações, mas o comércio está aquecido e seleciona profissionais para cargos como atendente, estoquista, balconista e repositor. A expectativa é que sejam abertas 70 mil oportunidades em todo o país, 10,5% a mais que o registrado no ano passado, informa a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

Especialistas garantem que essa pode ser a chance de ouro para quem quer ingressar no mercado. Levantamento do Instituto de Pesquisa Manager (Ipema) aponta que 28% dos trabalhadores deverão permanecer no emprego após o término do contrato, o que representará trabalho efetivo para 19,6 mil brasileiros. Depois de três meses desempregada em São Luiz (MA), Lindiana Tavares de Lindberg Costa, 39 anos, agarrou a nova oportunidade de trabalho. Ela se mudou para Brasília em novembro em busca de melhoria de vida. No mesmo mês, foi chamada para uma loja da Kopenhagen e conseguiu a efetivação. “Eu já tinha experiência no atendimento ao cliente e na venda de chocolates. Foi mais fácil. Mas me dediquei para mostrar o que eu sabia fazer”, conta.

Vontade
Para quem quiser seguir o mesmo caminho de Lindiana, não faltam oportunidades. As mil lojas da Cacau Show em todo o Brasil recebem durante o mês de fevereiro currículos dos que desejam concorrer às 3,1 mil vagas abertas. No Distrito Federal, serão 93 nas 31 franquias da marca e, em São Paulo, 1,2 mil oportunidades. Para participar, é preciso ter ao menos 18 anos e ensino médio completo. Gerente da loja do ParkShopping, Mariana Xavier de Araújo pretende dobrar sua equipe. “Para o nosso setor, o ano começa na Páscoa, quando as vendas superam até mesmo as do Natal. Procuramos pessoas pró-ativas, bem-humoradas e que tenham vontade de trabalhar”, explica Mariana.

A supervisora Grasiela Alves, da Cacau Show, pretende contratar 12 pessoas para lojas do Pátio Brasil, Conjunto Nacional, Boulevard Shopping e Alameda Shopping. “Não é necessário ter experiência. Quando contratamos pessoas que nunca trabalharam, temos até a oportunidade de fazer um treinamento melhor. Quem se destacar vai ficar no nosso banco de reserva”, adianta.

Após selecionar 350 temporários para as fábricas em janeiro, o Grupo CRM — detentor das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e DanTop — está com processo seletivo aberto para as lojas. A expectativa é que mais 200 pessoas sejam convocadas para trabalhar em março e abril. O diretor de operações e recursos humanos de cinco unidades da Kopenhagen no DF, Álvaro Brito Junior, espera um aumento de 20% nas vendas em relação à Páscoa do ano passado e está com 15 vagas abertas para os cargos de vendedor, garçom e auxiliar de cozinha. “Muitas oportunidades são para quem quer o primeiro emprego. Mas, para conquistá-lo, é preciso demonstrar espírito de equipe e vontade de aprender”, indica.


Chance do 1º emprego

A Páscoa pode trazer como presente o primeiro emprego, amenizando as dificuldades dos que lutam por uma oportunidade. Nas contas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), jovens sem experiência deverão preencher 22% das 70 mil oportunidades abertas neste ano. Para permanecer, é necessário esforço e dedicação. “Se você tem perspectiva e se a possibilidade de continuar agrada, o empregado não deve esperar a efetivação, mas agir como se já fizesse parte do quadro permanente da empresa”, aconselha o diretor da consultoria DBM, Rubenvaldo Costa.

As empresas procuram profissionais que vão além das obrigações do dia a dia, que se antecipam e oferecem soluções para os problemas corporativos, ensina o consultor Homero Reis, especialista em recursos humanos. “O básico todos têm. O grande desafio é ser capaz de atender o cliente de forma diferenciada”, ensina. A mineira Síntia Karina de Paiva Gonçalves, 31 anos, aprendeu a lição. Na Páscoa de 2009, ela foi contratada como temporária na função de caixa em uma franquia da Cacau Show. Três meses depois, havia passado pelo cargo de supervisora e se tornado gerente. “Foi meu primeiro emprego. Gostei do ambiente e mostrei disposição”, conta.

Gôndolas
Além das chances no comércio, os fabricantes abrem vagas para promotores de vendas temporários, que vão atuar, por exemplo, nas gôndolas dos supermercados, entre fevereiro e abril. A Nestlé vai preencher 4 mil postos em todas as capitais. Os interessados devem ficar atentos aos anúncios de abertura de vagas nas agências de emprego das regiões onde residem. A Pandurata, responsável pelas marcas Bauducco, Visconti e Hershey's, está contratando mil temporários. Os interessados podem se candidatar no link Trabalhe Conosco do site www.bauducco.com.br. (CB)
 
 
   

MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS

Correio Braziliense Online - 22/02/2011
Varejo e bancos poderão vender telefones e planos móveis com marca próprias
Varejista - 22/02/2011
FGV e Walmart abrem inscrições para 2º Curso de sustentabilidade
Superior Tribunal de Justiça - 21/02/2011
STJ - Garrafas de cachaça com marca em relevo continuam no mercado
Varejista - 22/02/2011
OMO oferece curso de capacitação para domésticas
Diário Catarinense - SC - 22/02/2011
Siemens vai instalar montadora no Estado
Adnews - SP - 22/02/2011
Batavo lança a maior promoção de sua história
Jornal do Commercio - RJ - 22/02/2011
Inmetro e Fiat assinam protocolo para desenvolver tecnologias
Folha de Pernambuco - PE - 18/02/2011
Magazine Luiza prospecta mercado local
Revista Executivos Financeiros - SP - 18/02/2011
Fecomércio aponta que o poder de compra subiu 1,3% com o novo mínimo
Revista Exame on-line - SP - 18/02/2011
Renner terá 33 novas lojas em 2011
Jornal do Comércio - RS - 14/02/2011
Liquida cresceu mais de 1.000% em 15 anos
Zero Hora - RS - 11/02/2011
União garante 55% a mais pelo litro do leite
O Estado de Minas - MG - 11/02/2011
Bife será artigo de luxo, avisa produtor
Correio do Povo - RS - 11/02/2011
Para lojistas, Liquida já é o ''segundo'' Natal
Jornal da Tarde - SP - 11/02/2011
Brasil deverá ser 2º mercado da Renault
Exame.com - 09/02/2011
HP anuncia dois novos smartphones e um tablet similar ao iPad
Meio e Mensagem on-line - SP - 09/02/2011
Marcas investem em jogo amistoso do Brasil
Clube de Criação São Paulo - SP - 09/02/2011
Danone quer comprar Minalba
Correio Braziliense - DF - 07/02/2011
Páscoa deve abrir 70 mil vagas no país Lojas
A Crítica - AM - 14/02/2011
Manaus perde fábrica de embalagens