SAIR
 
AXNews
Newsletter Aluísio Xavier
 
   
Jornal do Comércio - RS - 14/02/2011 | VAREJO
Liquida cresceu mais de 1.000% em 15 anos
AUMENTAR A LETRA DIMINUIR A LETRA
Campanha que se iniciou com 800 lojistas conta neste ano com adesão de 8.500 empresas de diversos ramos



O Liquida Porto Alegre chega à sua 15ª edição com números que fazem jus ao título de uma das maiores liquidações do Brasil. Em seu primeiro ano, a promoção agregava apenas 800 lojas basicamente de vestuário e calçados. Hoje, são 8.500 empresas de diversos segmentos, incluindo serviços como restaurantes, hotéis e até empreiteiras, um acréscimo de 1.062,5% em relação à primeira edição.

O faturamento em 2010 foi de R$ 811 milhões, com R$ 100 milhões de impostos arrecadados e 50 mil trabalhadores atuando no comércio durante a promoção. De acordo com Vilson Noer, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA), que coordena o evento desde o início, a projeção de faturamento desta edição é de R$ 900 milhões, com crescimento de 9% em relação ao ano passado. Ele recorda que quando foi implementada a promoção, em 1996, o projeto sofreu muitos desafios, como falta de patrocinadores, baixa adesão e pouco comprometimento de quem participava.

O dirigente confessa que ao longo dos anos, a campanha passou por muitas dificuldades também em função da situação econômica do País. “Quando a economia não ia bem, o desempenho das vendas do Liquida era ruim. Mas a persistência, os ajustes, as novidades e, principalmente, o ciclo virtuoso que se iniciou na economia permitiram um crescimento muito favorável.”

O Liquida surgiu como alternativa que suprisse as vendas do mês de fevereiro, quando quase não havia movimento nas lojas, devido às férias de verão. O resultado foi mais do que positivo: fevereiro se transformou no segundo melhor mês em vendas, perdendo apenas para dezembro.

Em sua oitava edição, a promoção se consagrou como uma das maiores liquidações do Brasil, com os consumidores vindo do Interior do Estado para comprar. “Pesquisas detectam que Porto Alegre é a capital mais barata do País em fevereiro”, destaca o dirigente. Ele avalia como consequência do Liquida a dinâmica de movimentação da economia da cidade, com a manutenção das vagas de trabalho, que podem ser comparadas ao período de Natal. A demanda de produtos contribui também com o nível de emprego nas indústrias, principalmente nos setores eletroeletrônico, automotivo e moveleiro.

Para os empresários, a promoção é fundamental com forma de mater o fluxo de clientes. Rafael Wainberg, vice-presidente da rede Rainha das Noivas, que participa do Liquida há 15 anos, recorda que em 2008 a rede chegou a vender 20 mil edredons e 20 mil cobertores em pleno verão, graças à promoção. “Sempre aproveitamos para baixar os preços em todas as seções da loja”, reforça. Segundo ele, a rede cresceu 17% em vendas na promoção do ano passado.

Para o diretor-presidente da Joalheria Masson, Francisco Maia, o “Liquida é uma oportunidade ímpar para os lojistas devido ao giro de produtos e fluxo de clientes que proporciona.” Este ano, a loja está oferecendo até 50% no pagamento à vista, além de outros descontos, em linhas de joias e óculos de marcas conceituadas.
 
 
   

MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS

Correio Braziliense Online - 22/02/2011
Varejo e bancos poderão vender telefones e planos móveis com marca próprias
Varejista - 22/02/2011
FGV e Walmart abrem inscrições para 2º Curso de sustentabilidade
Superior Tribunal de Justiça - 21/02/2011
STJ - Garrafas de cachaça com marca em relevo continuam no mercado
Varejista - 22/02/2011
OMO oferece curso de capacitação para domésticas
Diário Catarinense - SC - 22/02/2011
Siemens vai instalar montadora no Estado
Adnews - SP - 22/02/2011
Batavo lança a maior promoção de sua história
Jornal do Commercio - RJ - 22/02/2011
Inmetro e Fiat assinam protocolo para desenvolver tecnologias
Folha de Pernambuco - PE - 18/02/2011
Magazine Luiza prospecta mercado local
Revista Executivos Financeiros - SP - 18/02/2011
Fecomércio aponta que o poder de compra subiu 1,3% com o novo mínimo
Revista Exame on-line - SP - 18/02/2011
Renner terá 33 novas lojas em 2011
Jornal do Comércio - RS - 14/02/2011
Liquida cresceu mais de 1.000% em 15 anos
Zero Hora - RS - 11/02/2011
União garante 55% a mais pelo litro do leite
O Estado de Minas - MG - 11/02/2011
Bife será artigo de luxo, avisa produtor
Correio do Povo - RS - 11/02/2011
Para lojistas, Liquida já é o ''segundo'' Natal
Jornal da Tarde - SP - 11/02/2011
Brasil deverá ser 2º mercado da Renault
Exame.com - 09/02/2011
HP anuncia dois novos smartphones e um tablet similar ao iPad
Meio e Mensagem on-line - SP - 09/02/2011
Marcas investem em jogo amistoso do Brasil
Clube de Criação São Paulo - SP - 09/02/2011
Danone quer comprar Minalba
Correio Braziliense - DF - 07/02/2011
Páscoa deve abrir 70 mil vagas no país Lojas
A Crítica - AM - 14/02/2011
Manaus perde fábrica de embalagens