AXNews
Newsletter Aluísio Xavier
 
Instituto Ressoar - 21/02/2011 - 3º SETOR
Carreta leva atendimento médico gratuito para Vale do Ribeira durante o Carnaval
A população de Cajati, cidade do litoral sul paulista conhecida como Vale do Ribeira, irá receber, de 4 a 7 de março, o hospital móvel do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde).

A ação, que será realizada em parceria com a Prefeitura de Cajati e a Igreja Batista Memorial de Jundiaí e Cajati, visa atender a demanda reprimida do SUS, cujas pessoas estão na fila de espera aguardando por uma oportunidade de realizar exames ou consultas de média a alta complexidade. Entre os exames e consultas realizados estarão: gastroenterologia, endoscopia digestiva, urologia, colonoscopia, oftalmologia e doppler sonografia.

A Carreta da Saúde tem 15 metros de comprimento e é dotada de um sistema automatizado que permite abri-la nas suas duas laterais, perfazendo uma área de aproximadamente 100m². São quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas amplas áreas de espera. Possui capacidade para 3.000 atendimentos/mês em dez diferentes especialidades médicas, e viaja pelo país atendendo a população carente.

Para o Dr. Roberto Kikawa, médico e idealizador do Projeto CIES, é essencial atravessar fronteiras e investir cada vez mais em tecnologia na medicina para levar um atendimento médico de excelência para as pessoas que mais precisam. “Dispomos de uma equipe de profissionais gabaritados para atender até dez especialidades médicas, levando carinho, segurança e saúde aos pacientes”.

Em dois anos de atuação, 15 mil pessoas foram atendidas; 40 mil procedimentos realizados; 560 pessoas treinadas em atendimento de saúde; 30 famílias são atendidas periodicamente em hospice care e cinco ONG´s foram beneficiadas.

SERVIÇO:

Projeto CIES – Centro de Integração Educação e Saúde
Lgo. dos Imigrantes - próx. a Rodoviária de Cajati
Data: 4 a 7 de março