AXNews
Newsletter Aluísio Xavier
 
Varejista - 21/02/2011 - TELECOM
Estudo aponta que o uso de smartphones por consumidores que buscam descontos é tendência
Um estudo global da Accenture sobre dispositivos móveis e compras mostrou que os usuários de smartphones acreditam que é interessante baixar cupons de desconto dos seus aparelhos (79%), além de receberem avisos e cupons quando eles passassem por um item em uma loja (73%).

Em contrapartida, menos de metade (48%) dos clientes, baixaram um cupom dos seus computadores. Os resultados mostram que o crescimento da adoção dos smartphones e a crise econômica encorajaram os consumidores com consciência financeira a explorar os canais de varejo alternativos, como as compras online e smartphones, para aproveitarem as promoções.

O estudo – que foi realizado com mil consumidores em dez países (EUA, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, Japão, China e Índia) – mostra que os cupons online de desconto podem ser uma parte importante da experiência de compra, potencializada pela disseminação dos smartphones. Atualmente, 48% dos usuários convencionais de celular planejam comprar um smartphone nos próximos 12 meses.

A pesquisa ainda mostrou que o smartphone tem mudado a relação entre os consumidores e os varejistas. Muitos dos usuários do dispositivo afirmaram que preferem usar o seu aparelho ao invés de interagir com vendedores de loja, para realizar tarefas simples (73%). Outro dado interessante é que 71% são a favor de usar o smartphone para encontrar uma loja com um item desejado na prateleira.

Outros dados da pesquisa mostram que:

· A privacidade continua a ser uma preocupação para os consumidores e pode causar um impacto negativo no crescimento do uso dos smartphones para compras. 54% dos consultados disseram se preocupar se o uso do dispositivo poderia quebrar a sua privacidade. Outras preocupações são: perder o toque pessoal dos vendedores de lojas (59%) e que os produtos fiquem mais caros (30%);

· 69% dos usuários de smartphones estão conscientes das aplicações oferecidas por grandes varejistas e 48% baixaram pelo menos uma aplicação;

· 90% dos consumidores que baixaram uma aplicação de um grande varejista acharam a ferramenta “muito útil” ou “útil”;

· 56% acreditam que os smartphones farão a experiência de compra mais divertida.